Troca de postais

A enciclopédia Memória Portuguesa lançou em Abril de 2009 um projecto que pretende estimular o coleccionismo como forma saudável de passatempo, ao mesmo tempo que promove a comunicação através do antigo processo de enviar correspondência. Trocar cartões postais pode ser também uma excelente forma de promover as localidades do nosso país.

Processo

A ideia é simples. Envie um postal e receberá outro de volta.

Os remetentes serão de todo o país e, na maioria dos casos, não se conhecerão uns aos outros. Numa fase inicial, a Memória Portuguesa servirá como intermediário neste processo. No entanto, planeamos criar métodos mais expeditos e automáticos de desenvolver esta ideia, consoante os resultados que venhamos a obter.

Como participar

  1. Informe-nos da sua vontade em participar nesta troca de postais, tp.obacten|tenikiw#iuqa odnacilc, e nós enviaremos um e-mail com a morada para onde deverá enviar correspondência.
  2. Escolha cartões postais sobre a sua terra natal ou sobre uma localidade portuguesa da sua preferência.
  3. Escreva no postal alguns breves comentários sobre a localidade ou região.
  4. Coloque o cartão postal (ou no máximo cinco cartões), sem serem selados, num envelope (este sim deverá ser selado) e envie-nos para a morada indicada no e-mail que lhe enviarmos.
  5. Nós incluiremos um código no cartão e reenviaremos aleatoriamente para outro dos nossos visitantes.
  6. Ao receber o cartão, o destinatário deverá acusar a recepção, via e-mail, para que possamos informar que o processo ficou concluído.
  7. A frente do postal será digitalizada e incluída nas nossas páginas.

Recomendações

Nesta fase inicial, não nos envie mais de cinco cartões de cada vez. Isto acontece porque ainda não temos participantes que permitam uma distribuição de muita correspondência. Se o entender, não coloque a sua morada ou outras formas de identificação nos postais. Apenas nós, aqui na Memória Portuguesa, saberemos a sua morada e, desde já afirmamos que esses dados não serão usados para nenhuma outra actividade que não a relacionada com este projecto.

Custos

O custo de participar neste projecto deverá limitar-se à aquisição dos postais, dos envelopes e ao seu envio para a morada que lhe enviarmos. O custo do reenvio será assumido por nós, pelo menos numa fase inicial. Os participantes poderão, se o entenderem e de forma voluntária, contribuir para nos ajudar a custear as despesas enviando pequenos donativos. Meios adequados para isso serão indicados oportunamente.


Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.