Lugar da Picha

Lugar da Picha
Pedrógão Grande

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"picha","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"pedrogao-grande-freguesia","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A aldeia da Picha fica na freguesia de Pedrógão Grande, concelho de Pedrógão Grande e tem cerca de 50 habitantes distribuídos por algumas dezenas de fogos. Picha é um lugar bonito, de características rurais onde a maioria da população vive da industria florestal.

A população da aldeia é bastante diversificada, incluindo reformados, jovens famílias e até um inglês que resolveu escolher este lugar para viver da sua pensão. Há um restaurante na zona baixa da aldeia, junto à estrada nacional nº2, chamado Café da Picha. A Associação de Melhoramentos tem sede nova, e tem aberto regularmente aos Domingos à tarde para convívios da população.

Igreja

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, edifício secular construído pela população, tem sido alvo de manutenção cuidada, bem como o largo circundante, onde encontramos algumas mesas e bancos de madeira, convidando a um picnic.

Toponímia

Consta que o nome da terra teve origem na atividade de recolha da resina do pinheiro, a qual foi durante vários anos a principal atividade económica da zona. De fato, o recipiente onde a resina cai, e que normalmente é fixo no pinheiro com um prego, tem o nome de picha (https://dicionario.priberam.org/picha). Claro que mais facilmente todos reconhecem o significado calão desta palavra e por isso o significado original quase se perdeu, em especial quando os próprios locais começaram a chamar púcaro, vaso ou caneco a este recipiente.

Os pichenses já se habituaram às perguntas dos forasteiros sobre tão invulgar toponímia. Trocadilhos e piadas são habituais quando a conversa é o nome da terra. Eles não se importam e gracejam.

Picha é apenas um dos muitos nomes de aldeias curiosas que ficam nas redondezas de Pedrógão Grande. Também existem Venda da Gaita, Derreada e Senhor dos Aflitos, por exemplo.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Lugar da Picha","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Pedr\u00f3g\u00e3o Grande, pedr\u00f3g\u00e3o-grande picha, -Lugar da Picha","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Add a New Comment
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.