Síntese da Memória Final da Licenciatura em Ensino – Educação Musical, de Pinto Gonçalves |
A tradição da Ementa das Almas, também chamada de Amenta das Almas, em Loriga, remonta, de acordo com estudo efectuado por Pinto Gonçalves1, aos tempos do Canto Gregoriano, por volta dos Séculos IX e X.
Uma síntese desse estudo pode ser consultada por clicar na imagem neste artigo. A gravação dos cantos que suportam esta tradição foi efectuada por Michel Giacometi, que passou por Loriga e trabalhou com António Pinto Ascensão nessa recolha. Giacometi tabalhava, na altura, na recolha de espécimes para a sua "Antologia da Música Religiosa Popular Portuguesa". Os ficheiros áudio podem ser escutados no Blog Trova Nossa, de Pinto Gonçalves, cuja ligação se encontra abaixo em Mais informações.
Em contacto posterior escreveu a António Ascensão, dizendo que os espécimes recolhidos em Loriga eram, sem dúvida, dos mais interessantes que havia recolhido pelo país, pois, no capítulo das Encomendações das Almas, não havia nada que se lhe comparasse. A gravação referida, foi enviada por Giacometi a António Ascensão e contou com as vozes de dois dos "teimosos" que tudo fizeram para não deixar morrer esta tradição, no período conturbado do pós 25 de Abril. Trata-se de José Fernandes (Aleixo) e Fernando Gonçalves2, infelizmente já desaparecidos, mas que souberam transmitir a paixão por este ritual secular a outros "teimosos" das novas gerações.
Mais informações
- Blog Trova Nossa, de Pinto Gonçalves
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Tradições de Loriga - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários